Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

história da igreja de Cristo é inseparável da história das tentativas de Satanás de destruí-la. Embora os desafios difíceis tenham surgido de fora da igreja, os mais perigosos sempre foram de dentro. Porque de dentro levantam-se os falsos mestres, os vendedores de erro que se disfarçam como professores da verdade. Os professores falsos assumem muitas formas, feitos à medida dos tempos, culturas e contextos. Estão aqui sete deles que você encontrará realizar seu trabalho deceptive, destrutivo na igreja hoje. Por favor, note que, embora eu tenha seguido os textos bíblicos ao descrevê-los em termos masculinos, cada um desses falsos professores pode ser facilmente feminino.

O herege

O herege é o mais proeminente e talvez o mais perigoso dos falsos mestres. Peter advertiu contra ele em sua segunda carta. “Mas falsos profetas também surgiram entre o povo, assim como haverá entre vós falsos mestres, que secretamente trazerão heresias destrutivas, negando mesmo o Mestre que os comprou, trazendo sobre si a destruição rápida” (2 Pedro 2: 1). O Heretic é a pessoa que ensina o que flagrante contradiz um ensino essencial da fé cristã. Ele é uma figura gregária, um líder natural ensinando apenas a verdade suficiente para mascarar seu erro mortal. No entanto, negando a fé e celebrando o que é falso, ele leva seus seguidores da segurança da ortodoxia para o perigo da heresia.

Desde os primeiros dias da igreja, ela foi afligida pelo Heretic em suas várias formas. Ele continua seu trabalho maligno hoje, às vezes contradizendo a verdade e às vezes adicionando-lhe. Ele pode reframe a doutrina da Trindade, como Arius fez no terceiro século e como Oneness Pentecostals fazer hoje. Ele pode, como Marcus Borg e outros estudiosos proeminentes, negar o nascimento virgem ou a ressurreição de Jesus Cristo. Como as Testemunhas de Jeová, ele pode alterar a palavra acabada de Deus, ou como Mórmons, ele pode acrescentar a ela. Sempre, ele corajosamente bate com “a fé que uma vez foi entregue aos santos” (Judas 1: 3).

O Charlatão

O Charlatão é a pessoa que usa o cristianismo como um meio de enriquecimento pessoal. Paulo ordenou a Timóteo que estivesse em guarda contra ele. “Se alguém ensina uma doutrina diferente e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e o ensinamento que está de acordo com a piedade, ele está cheio de presunção e não entende nada. Ele tem um desejo insalubre de controvérsia e de discussões sobre palavras, que produzem inveja, dissensão, calúnia, suspeitas maléficas e atrito constante entre pessoas depravadas na mente e privadas da verdade, imaginando que a piedade é um meio de lucro . 1 Timóteo 6: 3-5). O Charlatão só está interessado na fé cristã na medida em que pode encher sua carteira. Ele usa sua posição de liderança para se beneficiar da riqueza dos outros.

Simão Mago foi motivado pelo amor ao dinheiro quando tentou adquirir o poder do Espírito Santo (Atos 8: 9-24). Desde que ele, o Charlatão apareceu em muitas formas, buscando sempre a proeminência na igreja de modo que possa viver no extravagante. Quando o Papa Leão X comandou Tetzel para vender indulgências, os lucros não só financiaram a reconstrução da Basílica de São Pedro, mas também seu estilo de vida luxuoso. Nos anos 90, o tele-evangelista Robert Tilton trouxe dezenas de milhões de dólares todos os anos explorando os vulneráveis ​​e crédulos. Hoje Benny Hinn, Dólar de Creflo, e um anfitrião de outro vendem o evangelho da prosperidade para enriquecer-se dos presentes dos seus seguidores.

O profeta

O Profeta afirma ser dotado por Deus para falar nova revelação fora das Escrituras – palavras novas e autoritativas de predição, ensino, repreensão ou encorajamento. Na realidade, porém, ele é comissionado e capacitado por Satanás com o propósito de enganar e interromper a igreja de Cristo. John ofereceu uma advertência urgente a seu respeito. “Amados, não creiais a todo espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, porque muitos falsos profetas saíram ao mundo” (1 João 4: 1). Os cristãos devem “testar os espíritos” para determinar se eles se originam com o Espírito Santo ou com um espírito demoníaco. Mais tarde, João declarou que Deus falou completamente e finalmente nas Escrituras e ofereceu a mais solene advertência contra qualquer um que pretenda trazer revelação igual ou contrária à Escritura. “Eu adverti a todos que ouve as palavras da profecia deste livro:

O Profeta aparece ao longo da história da igreja. Já no segundo século, Montano e seus discípulos afirmavam falar em nome do Espírito Santo. No século XIX, Joseph Smith afirmou receber o Livro de Mórmon do anjo Morôni. Hoje, as ondas de rádio estão repletas de pessoas que proclamam falar em nome de Deus pelo poder do Espírito. As profecias pessoais são apenas um telefonema de distância. Sarah Young, autora do best-seller cristão da década, afirma corajosamente que seu livro contém as próprias palavras de Jesus. O Profeta continua a falar, a desviar-se.

O Abusador

O Abuso usa sua posição de liderança para tirar proveito de outras pessoas. Normalmente, ele se aproveita deles para alimentar sua luxúria sexual, embora também possa desejar poder. Tanto Pedro como Jude estavam cientes da luxúria do Abuso: “E muitos seguirão sua sensualidade, e por causa deles o caminho da verdade será blasfemado” (2 Pedro 2: 2). “Porque certas pessoas passaram despercebidas, que há muito tempo foram designadas para esta condenação, pessoas ímpias, que pervertem a graça de nosso Deus em sensualidade e negam nosso único Mestre e Senhor, Jesus Cristo” (Judas 4). O Abusador alega que está cuidando de almas, mas seu verdadeiro interesse são os corpos arrebatadores. Ele trabalha seu caminho para a vida das mulheres, confiança, casas e camas. Quando ele não está perseguindo prazer sexual ilícito, ele pode ser dominador pessoas para ganhar poder, abusando deles em seu caminho para a proeminência. Ele faz isso em nome do ministério, com a reivindicação da unção de Deus. Ele sem remorso usa e abusa dos outros para alimentar suas luxúrias.

Tragicamente, a história da fé cristã apresenta inúmeros Abusadores. Mesmo nos primeiros dias da igreja, havia cultos sexuais e outras perversões depravadas da fé. Durante séculos, o papado foi pouco mais do que uma luta de poder corrupto. Hoje parece que todas as semanas, aprendemos de outro líder que foi encontrado culpado de pecado sexual com homens, mulheres ou mesmo crianças. Enquanto isso, ouvimos histórias tristes de sobreviventes que foram abusados ​​e deixados de lado por um líder ansiando poder. O Abusador continua seu trabalho.

O Divisor

O divisor usa falsa doutrina para interromper ou destruir uma igreja. Ele divide alegremente irmão de irmão e irmã de irmã. Judas advertiu sobre ele: “Na última vez haverá escarnecedores, seguindo suas próprias paixões ímpias.” São estes que causam divisões, pessoas mundanas, desprovidas do Espírito. Mas vós, amados, edificando-vos na vossa santíssima fé e orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, que conduz à vida eterna “(Judas 18-21). O Divisor é desprovido do Espírito Santo cujo primeiro fruto é o amor e cuja obra especial é manter os fiéis juntos no vínculo da paz (Gálatas 5:22, Efésios 4: 3). Este falso mestre traz conflito, não amor. Ele gera facções, não unidade. Ele deseja a discórdia, não a harmonia.

Congregações e denominações foram freqüentemente estilhaçadas pelo divisor quando ele promulga suas mentiras. Às vezes ele faz uma pequena doutrina na marca da maturidade cristã, fazendo surgir facções dentro do corpo. Ele pode introduzir maliciosamente doutrinas não bíblicas, ou pode minar a liderança ordenada. Ele faz tudo pela satisfação perversa que vem com a destruição.

O Sabichão

O sabichão é o falso mestre que não se importa com o que Deus quer e tudo com o que os homens querem. Ele é o homem-pleaser melhor do que o Deus-pleaser. Paulo pensou nele como o orelhão: “Porque virá o tempo em que as pessoas não suportarão ensinamentos sadios, mas com ouvidos com coceira, acumularão para si próprios professores que se adaptem às suas próprias paixões e se desviem de ouvir a verdade e Vaguear em mitos “(2 Timóteo 4: 3-4). O sabichão craves popularidade e louvor do mundo. Para manter o respeito de seu seguidor, ele prega apenas as partes da Bíblia que julgam aceitáveis. Portanto, ele fala muito de felicidade, mas pouco de pecado, muito do céu, mas nada do inferno. Ele lhes dá apenas o que eles querem ouvir. Ele prega um evangelho parcial que não é nenhum evangelho.

O sabichão é tão antigo quanto a própria igreja. No século XIX ele era Henry Ward Beecher, e no vigésimo foi Norman Vincent Peale e Robert Schuller. Hoje ele é Joel Osteen, pastor da maior igreja da América, que é conhecido igualmente por seu sorriso denteado e seu conteúdo vazio. Ele prega um evangelho vazio para uma igreja lotada. Como os falsos profetas do dia de Jeremias, ele e os milhares como ele dizem: “Paz, paz, quando não há paz” (Jeremias 6:14).

O especulador

Finalmente, o Especulador é aquele obcecado pela novidade, originalidade ou especulação. O autor de Hebreus advertiu sua igreja sobre esses “estranhos ensinamentos”, enquanto Paulo disse a Timóteo que protegesse a igreja contra qualquer “doutrina diferente” (Hebreus 13: 9, 1 Timóteo 1: 3). O ensino centrado na especulação desloca a doutrina segura e constante da Escritura. O Especulador joga de lado a maior parte do conteúdo da Bíblia e o peso da ênfase da Bíblia para obsessar sobre assuntos triviais ou novos. Ele se cansa das velhas verdades e busca a respeitabilidade através da originalidade.

Hoje, como em todas as épocas, o Especulador se baseia com o Fim dos Tempos e, de alguma forma, suas previsões fracassadas não dissuadem a si mesmo nem a seus seguidores. Recentemente o vimos obscurecendo a clara mensagem da Escritura para procurar códigos escondidos nas Escrituras. Às vezes ele se planta na academia, onde uma de suas obras-primas recentes é um Deus re-imaginado que é incapaz de ver e conhecer o futuro. Bem, Paulo classificou o Especulador como um tagarela contraditório e irreverente (1 Timóteo 6: 20-21).

Conclusão

Os maiores embaixadores de Satanás não são proxenetas, políticos ou agentes de poder, mas pastores. Seus sacerdotes não vendem uma religião diferente, mas uma perversão mortal do verdadeiro. Suas tropas não fazem um ataque frontal completo, mas trabalham como agentes, entrando furtivamente no exército oposto. As táticas de Satanás são estudadas, inteligentes, previsíveis, eficazes. Portanto, devemos sempre permanecer vigilantes. “Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós com a roupa de ovelhas, mas interiormente são lobos vorazes. Vocês os reconhecerão por seus frutos “(Mateus 7: 15-16a).

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *